***************** ***********

Traduza o artigo

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A felicidade vira preocupação. Coçando a cabeça





Apesar de o mercado ter largamente antecipado o movimento do QE3, que foi contado, anunciado, antecipado ao mercado, este não esperava tamanha fúria dos políticos.

Houve uma corrida imediata  para que as posições vendidas fossem fechadas e a corrida às compras foi assustadora. O valor das compras anunciada pelo FED não foi dito, mas foi deixado claro que não haverá limites. Sem limites, ninguém pode estar vendido e lutar contra o FED.

 Houve uma mudança importante na função do FED. Ele não procura mais controlar a inflação e a taxa de juros, mas sim, o desemprego. Isso quer dizer, em outras palavras, que as condições da economia são muito piores do que nos informam.

O preço a pagar, que já está sendo remarcado, é: alta do petróleo, alta da comida, alta dos metais,  e com eles, alta em toda a cadeia de preços.

Se a renda da população continuar baixa, e o desemprego se mantiver firme e forte, o que o mundo verá será forte diminuição das populações consideradas “classe média”.  Caso contrário vamos tentar entrar na antiga festa novamente.

É claro que o FED não conta com que os preços subam. Ele olha para a economia e vê ainda o perigo da deflação. Por quê? Qual é a razão por trás dessa certeza do FED?

O mundo dá de ombros para essa preocupação do FED. Com todos os estímulos dados ao mercado, em todos os países, inclusive aqui no Brasil, é de se esperar que a economia retome o crescimento. Mas essa é a velha teoria.

 Segundo o FED não é preciso se preocupar com a inflação. (você compra isso?) A situação é ruim o bastante para que esse monstro não apareça. Então, a velha teoria econômica ainda está valendo?

Sim, é claro. Sendo assim o que teremos a seguir é:

Vamos correr atrás dos preços.

Vamos ter de aumentar as taxas de juros

Vamos ter aumento de atividade econômica até que estejamos afogados pelos preços e a moeda não valer mais nada.

Em algum ponto no futuro teremos de jogar uma âncora e mudar os zeros da moeda, ou a própria moeda. Isso irá acontecer com o Euro e o Dólar.

Haverá entrada de dólares especulativos no Brasil o bastante para que o governo coce a cabeça de preocupação imediatamente.

Ou seja, tudo volta a ser conforme a teoria econômica.

Voltamos aos velhos tempos, menos no que tange às notícias. sendo boas ou ruins, as bolsas subirão.


Mas um adendo, mais uma questão.

 Será que o mercado acatará as opiniões dos críticos de tal movimento pelo FED?

Esperem para ver a reação ao menor sinal de inflação.


Um comentário:

  1. nathal (DOC) vc ta vendo o blog do Mark Faber ?ou seus videos? Acaba de sair a inflaçao la fora ... ele disse q inflaçao é o vai conter a divida, Dow vai a 20/50 mil etc, o proprio Soros pediu a alemanha cresça 5/7% e deixe a inflaçao em 10% vieremos assim em diante.A Duvida é qd tirar lucro do mercado, ver a grana subindo sem perder essa alta toda fica dificil,nao? Ai vira poupança ,boa clara, mas sem profits?Eu nao sei qd sair com lucro mais...

    ResponderExcluir