***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 21 de março de 2013

Contra fatos, não há argumentos.





É sabido que o PMI - índice de compras mais acompanhado do mundo - quando está cotado acima de 50 mostra expansão econômica e quando abaixo retração.

Nesta manhã foram divulgados os dados do PMI da França, Alemanha e China.

 Vamos aos dados:

China - teve uma alta de 50.4 para 51.7. Um resultado muito bom e mostra que mais cidades vazias estão sendo construídas sem parar. Olha-se para o futuro da população quando, um dia, essa mesma população (em outra geração, quem sabe) tomara posse dos imóveis, já que em termos econômicos eles estão todos sendo comprados e pagos pela população atual. É o novo tipo de poupança chinesa, comprar casas, apartamentos e cidades inteiras totalmente vazias.

França – o número mostrado pela França foi um desastre em janeiro, 43,9 e manteve o patamar repetindo o número em fevereiro. Esse número mostra que a França está sofrendo internamente em sua economia e será a próxima na lista dos problemas da Zona do Euro.

Alemanha – o número tomou de surpresa o mercado. O PMI em janeiro foi da ordem de 50.3 mostrando expansão e dando alívio ás bolsas no mundo. No entanto a surpresa aconteceu quando se viu o número de fevereiro 48.9, uma queda totalmente inesperada.

Olhando-se para os gráficos.





O gráfico francês mostra que tanto o PIB quanto o dados que mostra a condição preliminar da economia, o PMI, ambos estão afundando e, nesta altura dos acontecimentos, a França já está em recessão.

Infelizmente a bolsa na França não pode se manter no positivo. Não há nenhum pedido de resgate para a EU e nem impressão de dinheiro prometido à França...Ainda.




O gráfico Alemão mostra que o PIB está em processo de mergulho e já entrou na água.
Em outros tempos, tempo de escassez de dólares e euros, as bolsas estariam mostrando a força do mercado vendedor. Hoje mostram a força do lado comprador do lixo econômico que são as empresas, bancos,  comércios e outros negócios da globalização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário