***************** ***********

Traduza o artigo

quarta-feira, 20 de março de 2013

Senhor anônimo. Não perca esse post, leia, mesmo não sendo o tal anônimo





Quando você lê em meu blog que eu digo coisas em direção oposta, saiba, com toda a certeza que há no mundo, e que sei não ser muita, que eu estou usando de Ironia na afirmação positiva.

Do alto de meus 61 anos de idade, onde minha vida foi deveras profícua, assisto ao debate econômico desde sempre. No início não dava a menor atenção para os fatos do mundo e da macroeconomia, ledo engano de minha parte. Essas coisa mudam sua vida de uma hora para a outra, e se estamos do alto de nossa ignorância assistindo a vida, não vamos saber o que nos atingiu.

Mas quando eu disse que o Euro vai acabar, e depois disse que as coisas não eram tão graves assim, estava usando além da ironia, falando de coisas diferentes.

Eu acompanho diversos sites de notícias, blogs de economistas, dos dois lados da questão, para formar minha opinião e dizer minhas palavras para, finalmente informar quem me lê.

As coisas podem não ser graves em Chipre dado ao tamanho do problema se comparado com o que pode acontecer em qualquer país da periferia europeia. Se tal caso acontecer, e a possibilidade existe, as coisas não estarão tão “certinhas” como parecem ser.

 Mas não escute minhas palavras, escute o que tem a dizer um parlamentar inglês, o Senhor Nigel Paul Farage, um dos muitos gurus a quem acompanho.

Não sou eu dizendo, é ele. E se você puder acompanhar suas palavras verá que o que eu digo aqui tem algum sentido, pelo menos para as pessoas de bom senso e que não estão desesperadas como estão os políticos comandando essa porcaria que é o mundo.

 Infelizmente o vídeo, mesmo legendado pelo tradutor automático não é possível de ser inteligível para quem não fala inglês. Posto isso vou simplificar para você, não traduzindo literalmente, mas dizendo com minhas palavras o que o Parlamentar afirma neste vídeo sem meias palavras.





A primeira pergunta do entrevistador é: Pode Chipre pagar a conta que a EU está cobrando?

Ai o parlamentar diz que o que está havendo é uma divisão irreconciliável entre o norte da Europa e o sul da Europa. Ele afirma que a Alemanha, a Finlândia e a Noruega, fortes vozes politicas na EU não querem mais continuar resgatando os países do Sul da Europa, tendo em mente que Chipre já é o quinto país em 17 que eles estão salvando da bancarrota.

Ele continua dizendo que mesmo assim, depois de ver os resgates desses países, ele nunca imaginou mesmo nas mais ousados predições que tem feito ao longo dos anos, que a maneira com que a EU imaginou para resolver a questão para Chipre foi roubando dinheiro da conta dos correntistas. Ele nunca poderia pensar em tal coisa, sem nenhum precedente e que é totalmente contra a lei, isto é roubar dinheiro das pessoas.

Nesse instante o entrevistador interrompe e a firma que a EU fez isso porque a EU não conseguiria pagar a conta da falência de Chipre, e pergunta...não é?

Nesse instante o entrevistado diz que a EU não pode deixar nenhum país quebrar, tal como Itália, Espanha, Portugal, Grécia, e Irlanda, e não poderia deixar Chipre quebrar porque...uma vez que um desses países quebrar, ou abandonar o Euro, o castelo de cartas virá abaixo e países como a Alemanha vão perceber que vão perder absolutas e vastas quantidades de dinheiro, possivelmente mais do que 1  trilhão de euros sozinha. Assim eles estão preparados para fazer tudo, literalmente qualquer coisa, para não deixar o euro afundar. E o que eles fizeram pode ser chamado de roubo e mostra que o que eles são apenas ladrões. A mensagem que esse ato da EU diz para a população é: agora que eles fizeram isso em Chipre, podem fazer em qualquer lugar, portanto tire seu dinheiro da EU enquanto você pode.

A próxima intervenção diz respeito à situação dos ingleses em solo cipriota e não interessa muito a esse debate.

Em seguida o entrevistador pergunta qual é a mensagem que ele tem a dar para o investidor estrangeiro. Diz Nigel:

- Não invista na zona do euro, não invista em nenhum país da zona do euro, você deve estar maluco se quiser fazer isso, porque neste momento a zona do euro é dirigida por gente que não respeita democracia, não respeita as leis, que não respeita os princípios básicos nos quais a civilização ocidental supostamente está baseada e que, no final, vai acabar em desastre.

 É suficiente para os anônimos?



Às vezes posso estar cometendo erros na maneira como escrevo e posso dar a entender o oposto a que meus sentimentos querem dizer, e por isso, sinceramente sinto muito. Vou procurar melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário