***************** ***********

Traduza o artigo

quarta-feira, 24 de abril de 2013

A unanimidade no mundo.



Na mídia especializada ou não há hoje no mundo uma unanimidade incontestável. Todos os jornalistas, comentaristas econômicos e fazedores de opinião são a favor de aumentos dos gastos públicos, defendem o programa do FED de impressão monetária e dizem que o programa de austeridade iria nos jogar de volta numa recessão.

Fazem até piada da “Escola Austríaca de Economia” considerada a direita do espectro politico e econômico e pura porcaria. Nenhum de seus pensadores deve ser minimamente levado em consideração.

Até que um gaiato, bem malandro mesmo, posta uma evidência econômica ruim como a peste negra e diz que a maldade econômica está chegando bem no horário previsto. Previsto por quem?

Os sábios comentaristas cantam, feito sabiás de poleiro, prontos para defender o indefensável e olhar com Bons Olhos a desgraça se aproximando. Não raciocinam sobre o que dizem, apenas escrevem lá o que bem entendem ser o certo.

Começando assim:


O desaquecimento econômico está bem no horário pelo quarto ano consecutivo.

Que ótimo não é? Eles sugerem que isso é o novo normal, que desde os últimos 4 anos sempre tivemos o mesmo fato na primavera.

O gráfico explicando o fenômeno.




Pintam lá no gráfico as 4 desaquecidas consecutivas, mas esquecem de dizer que as respectivas recuperações vieram com maciças injeções monetárias. Estão inferindo que mais e maiores intervenções do FED virão. Lógico, que mal há, não é? Quem lhes disse que essa queda vai ser interrompida? as últimas quatro intervenções do FED.


Em seguida mostram o gráfico do índice de manufatura alemão e dizem: Oh, esse ano a Alemanha também está desaquecendo, isso não aconteceu nas últimas quatro vezes.



Em seguida mostram o gráfico do índice de manufatura alemão e dizem: Oh, esse ano a Alemanha também está desaquecendo, isso não aconteceu nas últimas quatro vezes, que estranho.

Mas não ficam por ai, mostram outro gráfico de manufatura, desta vez da China e pasmem, a China está também desaquecendo.


Tudo parece igual, só que desta vez não é só os EUA o afetado, mas na economia Global, as três maiores economias estão desaquecendo. Não falam do Japão. Para que? Todos sabem o que se passa por lá, ou não?

Então nos dizem que essa queda no aquecimento econômico alemão se deu por causa do inverno.

Está aqui. O culpado foi o inverno.

Então mostram a evidência maior de que tudo vai continuar conforme o programado.






O gráfico dos juros americanos. Queda nas taxas de juros é uma tendência afirmam, e esse gráfico, segundo esses otimistas, mostra, sem a menor sombra de dúvida, que o FED irá continuar comprando a dívida dos EUA e mantendo a impressão monetária, o que fatalmente forçará a queda das taxas de juros, ou pelo menos o patamar desses preços não mudará.

O que não foi dito?

Não foi dito que: “Apesar dos estímulos econômicos através da pura e simples monetização da dívida o mercado está fazendo a sua própria austeridade”.

A mão da natureza já tomou o leme dos negócios globais e fim de papo.

O reequilíbrio está em andamento. A manipulação também.

Se não podemos lutar contra o FED, o FED não pode lutar contra a natureza.

Qual será a arma que o FED terá de tirar da cartola e mostrar ao mundo como se resolve uma crise?

Já sei. Que tal 100 trilhões de dólares a mais.

Sem crescimento não há saídas nem em longo prazo.

Fiquem atentos, os fundos de investimentos estão comprando as dívidas de empresas, isto é, as empresas particulares estão emitindo bonds e vendendo no mercado. Não emitem ações, mas bonds.

 Outra forma de emitir dinheiro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário