***************** ***********

Traduza o artigo

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A “Crasse média” e a nova moda mundial.





Se você faz parte da “crasse” média criada pelo governo Lula e, com a grana que recebe das inúmeras bolsas governamentais, comprou um carro para sua locomoção prepare-se para pagar a conta da Petrobrás.

Sentir a força de alta que as ações tiveram ontem na Bovespa e entender os fundamentos econômicos que estão por trás dessa alta nos mostra que:

O preço do petróleo lá fora, por causa da iminente guerra civil egípcia, está se mantendo acima dos 107,00 dólares o barril, e com a escalada da violência por lá esse preço tende a buscar os 115,00 dólares o barril já na semana que vem.

O nosso governo tem pouco ou nenhum conhecimento de fundamentos econômicos e por isso não entende porque se o governo americano diminuir a quantidade de dólares emitidos para a manutenção do QE (Quantitative Easing), ou seja, de sua política monetária expansionista, o preço dessa moeda tente a subir aqui no Brasil, desvalorizando o Real.

Esses dois fatos, aumento do preço do petróleo e ao mesmo tempo a queda do poder de compra do Real, causarão uma sangria ainda mais violenta no caixa da Petrobras o que certamente trará enormes prejuízos para a companhia. Lembre-se que a Petrobras tem um orçamento tão grande quanto o orçamento do país.
Porque é então que as ações sobem?

Porque meu amigo, o povo vai ter de pagar essa conta.

Hoje o preço da gasolina na bomba é de cerca de 3,00 reais neste momento.

Se for pela vontade do prefeito de São Paulo, o socialista Haddad, esse preço iria imediatamente para 3,50, sendo que 0,50 centavos iriam diretamente para pagar a conta dos transportes municipais. Somando-se a isso a vontade da Petrobras esse preço iria para 4,20, pois a vontade da Petrobras é ter lucro sem fazer nenhuma maquiagem no balanço da empresa.

Como não há saída política para o governo, e nesta altura do campeonato eleitoral a falência da Petrobras já é uma realidade possível, o governo vai ter de subir o preço do combustível na marra, e se arriscar a enfrentar uma manifestação popular de enormes proporções.

As circunstâncias deram uma enorme mexida nessa panela fétida que é o nosso governo. Até que para um bêbado completamente analfabeto seguido por uma completa ignorante, o povo brasileiro deu sorte com os governos petistas - até agora.

Daqui para frente às coisas serão muito diferentes. O Banco Central, se realmente for independente como afirma, vai ter de fazer o governo entender que é preciso fazer uma política fiscal de acordo com as circunstâncias atuais. No Brasil sobra pouco espaço para aumentos de impostos, e nenhum para cortes de gastos, portanto a taxa de juros Selic vai ter de subir acima de 10% imediatamente.

Claro que o governo primeiro vai tentar aumentar a arrecadação com aumento de impostos, e isso vai trazer muito descontentamento na crasse média, na crasse alta, e no resto das crasses.

Investimento no país? Nem pensar mais. Copa do mundo? Tenho lá minhas dúvidas de que o povo possa assistir a um jogo sequer.

Até a eleição vamos ter de sofrer com o aumento da inflação e aumento de juros ao mesmo tempo, depois da eleição, certamente elegeremos outro governo socialista, ou manteremos esse que aí está. As coisas vão entrar em tal nível de descontrole que teremos um caso enorme de estagflação no país.

Não se desanime, é a nova moda mundial.



Um comentário:

  1. Nathal, caro amigo.. O prognostico desse país é sombrio...

    ResponderExcluir