***************** ***********

Traduza o artigo

domingo, 4 de agosto de 2013

A mamata vai acabar...Mesmo.




Não há muita gente que compreenda o que vem a ser a promessa da aposentadoria.

Até há uns 20 anos atrás o problema era discutido, mas não resolvido e completamente ignorado. Dava-se de ombros e se chutava o problema para o futuro.

Mas qual é o problema? O problema é que se fazem promessas que não se podem cumprir financeiramente.

Não vou fazer um trabalho econômico e procurar quais foram as entidades que quebraram por causa de promessas, atenho-me às mais famosas.

VARIG no Brasil. Quebrou porque não podia cumprir as promessas feitas aos seus funcionários e seu fundo de pensão foi liquidado. Aposentados ficaram a ver navios em vez de aviões e dinheiro.

GM nos EUA, os funcionários aposentados ganhavam bem melhor do que os que estavam na ativa. Mesmo com o resgate da empresa feito por Obama, o fundo de pensão da empresa está devendo um mundo de dinheiro e não vai pagar nada mais para os aposentados além do que foi recentemente combinado. Perda de mais de 50% da promessa esperada. E vêm mais cortes por ai.

A cidade de Detroit. Quebrou e vai dar um calote gigantesco nos aposentados e Marajás da cidade, todos sindicalistas ou pelo menos sindicalizados.
Agora vem ai o mais recente escândalo sobre promessas feitas. O Correio americano, instituição que no passado era um ícone americano, tem de aparecer com 5,6 bilhões de dólares até dia 30/9 para pagar as contas que vencerão até o final do ano para os seus aposentados.

Nem mesmo se o capeta viesse com alguma artimanha, o Correio Americano não poderia cumprir essas obrigações. Se o governo americano não colocar o dinheiro do contribuinte para manter a mamação da aposentadoria dos funcionários, esses vão ficar a ver navios.

Isso não vai ser uma surpresa para os aposentados, que já tomaram um calote de 11,1 bilhões em 2011/2012. O Correio americano está completamente falido, mas essa notícia ainda demora um pouco para virar manchete.

O povo, por enquanto, não desconfia que os governos estão fazendo a população pagar por gordas aposentadorias e modo de vida de pequena parte da população.

Esse problema um dia virá à tona. Quando nem mesmo os contribuintes conseguirem pagar a conta para os governos estaduais, municipais e federais, o que será?

Ainda bem que essas promessas quebradas ainda são poucas dentro desse universo de promessas feitas. Caminhamos para uma quebra de contratos geral no caso das aposentadorias e não há absolutamente nenhuma forma contábil de resolver o problema.


http://www.zerohedge.com/contributed/2013-08-04/busted





Nenhum comentário:

Postar um comentário